Dados do Trabalho


Título

DISTANCIA PERCORRIDA NO TESTE DE CAMINHADA DE 6 MINUTOS EM PORTADORES DE SINDROME DE DOWN COM HIPERTENSAO ARTERIAL PULMONAR

Introdução

A síndrome de Down (SD) é uma anomalia cromossômica que causa diversas alterações físicas e intelectuais, incluindo uma alta prevalência de cardiopatias congênitas. A presença de shunt intracardíaco não corrigido em indivíduos com SD facilita o desenvolvimento de hipertensão pulmonar (HP) e, em alguns casos, pode evoluir para a síndrome de Eisenmenger (SE). Em razão da hipotonia, indivíduos com SD apresentam aptidão física reduzida em comparação com pessoas sem deficiência intelectual, além de menor capacidade aeróbica, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. O teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) é um método confiável para mensurar a capacidade funcional e monitorar a resposta ao tratamento em indivíduos com SD.

Objetivo

Analisar a capacidade funcional de pacientes com hipertensão arterial pulmonar com e sem síndrome de Down.

Método

Estudo retrospectivo, com análise de dados clínicos de portadores de hipertensão arterial pulmonar acompanhados no Ambulatório de Hipertensão Pulmonar de um hospital em São Paulo. Foram coletadas informações clínicas, distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos e classificação funcional da Organização Mundial da Saúde (WHO-FC). As variáveis epidemiológicas foram analisadas quanto à normalidade, com comparação entre grupos de portadores e não portadores de SD.

Resultados

Foram analisados 48 prontuários, dos quais 15 pertenciam a indivíduos com SD e 33 a indivíduos sem SD. O grupo com SD apresentou média de idade de 22,5 anos, com origem da HP pós-tricuspídea em 100% dos casos. A classificação WHO-FC foi majoritariamente classe II (53,3%) no grupo SD. A distância média percorrida no TC6M foi de 182,4 metros para mulheres e 272,5 metros para homens no grupo SD, enquanto o grupo sem SD apresentou médias de 346,7 metros para mulheres e 336,4 metros para homens.

Conclusão

Pacientes com SD apresentaram menor distância percorrida no TC6M em comparação com aqueles sem SD. Considerando a alta prevalência de síndrome de Eisenmenger nessa população, é essencial estabelecer parâmetros específicos para o TC6M em indivíduos com SD, a fim de melhor avaliar a capacidade ao exercício e monitorar a progressão da doença, mesmo em comparação com pacientes que apresentam patologias semelhantes.

Palavras chave

Síndrome de Down, teste de caminhada de 6 minutos, hipertensão arterial pulmonar

Área

Tema Livre

Instituições

2. Ambulatório de Referência em Hipertensão Pulmonar – Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Eduarda Malosá Jorge, Mariana Carvalho de Oliveira, Luciana Maria Malosá Sampaio, Flavia Cristina Navarro